RESENHA LITERÁRIA: ÉRAMOS SEIS | MARIA JOSÉ DUPRÉ

by - dezembro 09, 2019


OiOi gente,tudo bem?
Estamos aqui com mais uma resenha literária para vocês! Esse livro resolvi ler por causa da novela das seis horas que passa na Rede Globo e eu curiosa que sou,resolvi ler e comparar um pouco com a novela.
Bora ver a resenha?


ÉRAMOS SEIS



Autora: Maria José Dupré
Páginas: 252
Editora: Ática
Gênero: Drama/História do Brasil
Ano: 1973

Sinopse: A história de Dona Lola e sua família, uma bondosa e batalhadora mulher que faz de tudo pela felicidade do marido, Júlio, e dos quatro filhos: Carlos, Alfredo, Julinho e Maria Isabel. A vida de Dona Lola é narrada desde a infância das crianças, quando Júlio trabalha para pagar as prestações da casa onde moram, passando pela chegada dos filhos à fase adulta e de Dona Lola à velhice. Conforme os anos passam, vão se modificando as coisas na vida de Dona Lola: a morte de Júlio; o sumiço de Alfredo pelo mundo; a união de Isabel com Felício, um homem separado; a ascensão de Julinho, que se casa com uma moça de família rica. O título do livro vem da situação de Dona Lola ao fim da vida, sozinha num asilo: eram seis, agora só resta ela. Também são expostos no livro outras personagens, como os familiares de Lola: na cidade de Itapetininga, interior paulista, moram a mãe, Dona Maria; a tia Candoca; as irmãs Clotilde, solteira, e Olga, casada com Zeca, seu cunhado; na cidade, vive a rica tia Emília, irmã de seu pai; e a filha dela, Justina.

Resenha:
O livro se passa todo em primeira pessoa,dona Lola vai contanto ao decorrer dos capítulos toda a sua vida,em alguns trechos eles são apenas lembranças do passado que nunca mais irá voltar. A história é bem melancólica,sem ter muitos acontecimentos que possam nos surpreender. De início já ficamos a par da situação atual da vida da personagem principal e o que nos faz continuar a ler o livro é a curiosidade em saber como esses acontecimentos se decorreram.

Recomendo a leitura,porque é um clássico da literatura brasileira,mas também porque é um livro gostoso de se ler e fácil.
Nas pequenas pesquisas que fiz constatei que ele foi muito indicado nas escolas,mas infelizmente não fui uma dessas que leu em época de escola.


Já leram esse livro e o que acharam? Já conheciam esse livro?
ME CONTEM TUDO AQUI NOS COMENTÁRIOS!
Bj.❤
    |@carolxarruda|

You May Also Like

1 comentários

  1. Eu tava vendo a novela e achei bem interessante :3. Fiquei com muita vontade de ler o livro, vai entrar para a minha lista.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o meu blog!
Me sigam também nas redes sociais.
FACE: http://www.facebook.com/carolxarruda
INSTAGRAM: http://www.instagram.com/carolxarruda
PINTEREST: http://pt.pinterest.com/carolxarruda
YOUTUBE:https://www.youtube.com/channel/UCfyKBScjv4FlgenoRP_pUpA?
Bj. ♥